Filme sobre respeito às diferenças leva ensinamentos e diversão para crianças da Escola Municipal Bento Rodrigues

Cena de Happy Feet. Divulgação.

No dia 12 de setembro, o programa Sujeitos de suas histórias realizou mais uma atividade na escola Municipal Bento Rodrigues. Após dois encontros de muita produção e diversão, as extensionistas do projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias levaram para as crianças uma animação que ensina sobre respeito às diversidades.

Dessa vez as atividades aconteceram com as turmas do 1º e 2º período juntas. A produção escolhida foi o filme Happy Feet: O pinguim. Nele, o personagem principal, chamado Mano, nasce em um bando onde todos cantam, mas, diferente dos outros, ele não sabe cantar e sim sapatear. Isso faz com que sofra discriminação por parte dos pinguins que não aceitam que ele seja diferente, e reprimem o sapateado de Mano.

Ao longo da exibição, as crianças ficaram incomodadas com a maneira como Mano era tratado pelos outros pinguins. Em diversos momentos elas indagavam aos adultos o porquê do tratamento diferente que ele recebia. Mas como uma boa animação infantil, ela tem um final feliz. Mano acaba salvando seu bando e eles percebem que ser diferente é, muitas vezes, uma qualidade e que todos possuem características distintas que nos tornam únicos.

Após o fim do filme, foi realizada uma roda de conversa onde a crianças puderam expor suas opiniões sobre a animação. As extensionistas mediaram a discussão questionando sobre o tratamento que Mano recebia do bando, se achavam que era certo. As crianças prontamente disseram que era errado e que ele devia ser respeitado, mesmo com suas diferenças.  

As respostas dada por elas evidenciam o poder que as mídias têm sobre o público infantil e de como é importante oferecer alternativas que não reforçam estereótipos e padrões. Dessa maneira, as crianças têm contato com novas formas de ser e estar no mundo, sem preconceitos e discriminações. 

Karina Santos

Deixe um comentário