O que você vê da janela?

Foto de Raí de Souza

No último dia 23/09, foi realizada a terceira oficina remota do programa Sujeitos de suas histórias em parceria com a Escola Municipal Paracatu de Baixo (EMPB). O encontro contou com a presença dos orientadores do projeto, Karina Gomes Barbosa e André Luís Carvalho, a colaboradora Márcia Costa e a bolsista do projeto Memórias do Trauma, Lavínia Dias Torres. A professora da escola Luciana Drummond também estava presente.

Durante o encontro, o projeto relembrou algumas técnicas de fotografia e luz que haviam sido discutidas anteriormente e propôs uma atividade de fotografia: em 15 minutos, produzir 4 fotografias diversas, de dentro de casa. Os alunos e as alunas participaram da atividade e logo em seguida enviaram os resultados para serem discutidos. Nesse momento, cada um contou o que motivou a tirar aquela fotografia e o que ela estava retratando. 

Foto de Rayssa

As imagens mostram um pouco das rotinas e casas de meninas e meninos: muitas delas mostram o olhar de dentro da casa para fora  — um olhar típico do isolamento social demandado pela pandemia da covid-19.  

André, Márcia, Karina e Lavínia comentaram técnica e expressivamente cada imagem e os sentidos que elas evocavam. Alguns adolescentes disseram que a luz não saiu, na imagem, como viam, e Luciana aproveitou para destacar aspectos biológicos da visão, demonstrando a conexão entre os saberes partilhados nesses encontros e os conteúdos escolares.

Por Lavínia Torres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s