Carta para uma pessoa querida

No último dia 16/9, aconteceu o segundo encontro com as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Paracatu de Baixo (EMPB). O encontro foi on-line, devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. Do programa Sujeitos de suas histórias participam as professoras Karina Gomes Barbosa e Márcia Rodrigues da Costa e o professor André Luís Carvalho, e a bolsista Lavínia Dias Torres, estudante de Jornalismo da Ufop. Pela escola, participou a professora Luciana Drummond.

A oficina foi dedicada a discutir um pouco sobre o gênero do retrato na fotografia. Para ajudar, a turma viu e conversou sobre alguns dos autorretratos produzidos pelas crianças na semana anterior. Algumas narraram como buscaram a luz em casa para produzir as fotos, enquanto outras elogiaram as imagens dos e das colegas. A turma também aprendeu sobre enquadramentos e luz.

Trecho da carta de Cidinha para Carolina de Jesus, disponível no site Correio IMS.

Após a discussão sobre retratos, a turma conversou sobre a antiga tradição de enviarmos cartas ou bilhetes, junto com uma foto nossa, às pessoas que não vemos há algum tempo. Nesse período de isolamento social, a proposta para meninas e meninos foi produzirem uma pequena carta ou bilhete para alguém de quem estão com saudade. Para inspirá-los e inspirá-las, foram lidas cartinhas de Clarice Lispector para um filho e um amigo, um bilhete do pianista Nelson Freire para o pai e uma carta da escritora Cidinha da Silva para a também escritora Carolina Maria de Jesus.

O encontro também marcou uma recordação de alguns dos momentos vividos em 2019 pelo projeto junto à escola, como a edição de outubro do jornal A Sirene e o piquenique de encerramento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s