#criançasnaquarentena

Desde 2015, o programa de extensão Sujeitos de suas histórias atua junto a comunidades de Mariana, especialmente crianças e adolescentes. Nosso objetivo é enxergar esses sujeitos e essas sujeitas como protagonistas nos processos comunicativos.

Agora, diante do surgimento do coronavírus, fonte de uma pandemia global que ameaça a saúde de cada um/a de nós e os sistema de saúde coletiva; e que provoca crises econômicas generalizadas, quem pode está em casa, e quem não pode ficar em casa está com a rotina bastante modificada.

Meninos e meninas de todo o país estão sem ir à escola, sem correr no parquinho, sem brincar de pique-pega com amigos e amigas. Nessa situação, como é ser criança?; como as crianças enfrentam o isolamento?; o que elas entendem deste momento ímpar em nossas vidas?

É o que buscamos saber, com uma série de relatos testemunhais dados pelas crianças a pais, mães, avós, tios e tias, irmãos e irmãs… Esses relatos surgem nas diversas formas de expressão da infância e da adolescência e nos ajudam a conhecer e a compreender as experiências de meninos e meninas, que nos contam com suas vozes únicas, e com um conhecimento próprio, suas histórias.

Tem crianças e adolescentes em casa? Manda pra gente os relatos!

Leia mais:

Alice explica por que estamos em casa
Álvaro de Paula conversa sobre a covid-19
Gabriel está gostando do período em casa
Cecilia brinca de Lego
Liz está nervosa no isolamento social
Luiza confessa que está entediada
As atividades de Giovana
Henrique Drumond ensina a lavar as mãos
Luíz Otávio não está gostando do período em casa, mas entende os motivos
Lívia fez 7 anos em meio à pandemia
Sara está achando muito chato não poder sair de casa
Jullia está entediada mas sabe que tem de esperar

Gabriel tem saudade da vida normal
Ana Laura explica o que é a Covid-19
Laura desenha e sente saudade
A páscoa da Ana Laura

*Que tipos de relatos?* Podem ser textos, fotos, vídeos, áudios, desenhos, quadrinhos, colagens…

*Que tipos de texto?* Poesia, crônicas, notícias, anedotas, dicas de leitura, filmes, brincadeiras…

*Qual idade?* Queremos saber como estão as crianças de até 12 anos. Se a criança for muito pequena, mães/pais/cuidadoras podem mandar um áudio ou escrever pela criança (deixando clara essa mediação).

*O que queremos saber?* Tudo! Mas algumas curiosidades de maior comichão e vocês podem perguntar em casa: as crianças sabem o que coronavírus/Covid-19? Sabem por que não estão na escola? Do que estão com saudade? Do que estão gostando desse período? Do que não estão gostando? O que estão sentindo?

*Como enviar?* Pelo facebook (https://www.facebook.com/sujeitosdesuashistorias/), por email (karina.barbosa@gmail.com e adlcarvalho@gmail.com ou pelo whatsapp 61 981500602).

*O que não pode faltar?* Nome completo, idade e cidade.

*Precisa mandar foto?* Fotos são bem bacanas, especialmente quando formos publicar na internet. Mas não precisa mandar foto da criança, pode ser da janela, do brinquedo, um print da tela do tablet/celular, do quarto, do espaço do brincar…

Nossas inspirações são esse jornal incrível, o Six Feet of Separation (algo como “dois metros de separação”) feito por crianças de São Francisco, nos EUA: https://www.flipsnack.com/6AED9F5BDC9/six-feet-of-separation.html.

E essa matéria da Folhinha, da Folha de S. Paulo: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2020/03/criancas-falam-da-rotina-em-casa-e-contam-como-se-sentem-em-relacao-ao-coronavirus.shtml?fbclid=IwAR3F5gHCKGAIco9LKgBNCqUYiAbEqJmWd7IF90ylLk99EHXzoOdE6BZFc6M.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s