Alunos de Paracatu de Baixo e de Bento Rodrigues praticam entrevistas e fazem piquenique no ICHS

Durante a terceira semana de setembro, nas oficinas promovidas pelo programa de extensão Sujeitos de Suas Histórias nas Escolas Municipais de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, foram desenvolvidas atividades e oficinas relacionadas às pautas finais da edição de outubro do jornal A Sirene.

Na oficina do dia 19/09, a pauta de brincadeiras foi retomada na Escola Municipal Bento Rodrigues. As adolescentes levaram material em áudio de uma entrevista que haviam feito com amigas que não participaram das oficinas, mas que costumavam brincar com elas no município. As extensionistas do projeto Curiá auxiliaram nesse processo e fizeram outras entrevistas com as alunas, para uso posterior em um podcast. Também foi feita uma atividade no estilo coletiva de imprensa, em que apenas uma das meninas falava, enquanto as outras faziam perguntas.

No mesmo dia, a oficina na Escola Municipal Paracatu de Baixo discutiu uma pauta bem específica concebida desde o primeiro encontro especial do mês. As histórias de terror contadas pelos alunos transformaram-se em uma puta sobre as lendas próprias da região. Assim, os meninos e meninas puderam contar histórias passadas de geração em geração. Além disso, as entrevistas feitas previamente sobre a pauta relacionada à brincadeiras foram transcritas e os alunos puderam realizar, em conjunto com a equipe do jornal e a extensionista,  a seleção e organização desses textos, que se tornaram um só.

Alunas de Bento Rodrigues subindo na árvore em atividade no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)

Na sexta-feira, dia 20/09, foi dia de tratar da pauta “Pés de Fruta” nas duas escolas. As extensionistas juntamente com as repórteres do jornal A Sirene levaram as adolescentes à um piquenique no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) durante a tarde, com o intuito de fazer uma oficina mais descontraída e divertida e ao mesmo tempo, manter um bate-papo e cumprir as pautas com as alunas. Durante o piquenique, as meninas contaram à equipe diversas histórias e casos da época que costumavam subir pés de frutas para apanhar e comer as frutas. Ao final, elas subiram em uma árvore do ICHS, como costumavam fazer em Bento e a equipe registrou o momento para ilustrar a matéria.

Os alunos de Paracatu de Baixo também visitaram o instituto na sexta-feira pela manhã, fizeram um piquenique e brincaram pelo espaço. Depois, aproveitaram para fazer os registros da futura notícias e subir na maior árvore que encontraram por lá, algo que, segundo os mesmos, não faziam há muito tempo.

Por Lavínia Torres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s