Cabra cega: brincadeira mostra como é injusta a desigualdade entre homens e mulheres

Na segunda-feira, 9 de setembro, após o recesso das férias, o projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias retomou suas atividades na escola Municipal Paracatu de Baixo. Dessa vez, as crianças aprenderam sobre as desigualdades entre homens e mulheres brincando de cabra cega. 

A brincadeira foi intermediada pela bolsista Karina Peres, que preparou uma faixa feita com um pedaço de TNT preto para cobrir os olhos dos alunos. As crianças fizeram um círculo, e cada hora uma era chamada ao centro para ser a “cabra cega”. 

Como uma maneira de “dificultar”, mas ao mesmo tempo divertir, cada criança dava cinco voltas em torno de si mesma e depois tinha que pegar um colega de turma. Quando a cabra cega finalmente atingia o objetivo ela tinha que, com os olhos tampados, adivinhar quem era o outro colega. 

Porém, com um pequeno detalhe, a faixa dos meninos estava presa de uma forma que era possível enxergar melhor, enquanto a das meninas era totalmente escura, o que impedia ou dificultava que elas adivinhassem que era a outra criança. 

Todos participaram da brincadeira, no final, a bolsista revelou para as crianças o detalhe da faixa. Ela explicou que muitas vezes em nossa sociedade as mulheres recebem menos oportunidades que os homens e que quando recebem, assim como na brincadeira, são injustas. 

Como exemplo foi utilizada a diferença salarial entre os gêneros, pois pesquisas comprovam que mesmo em 2019 , em todas as funções, a maioria dos homens ainda ganham mais que as mulheres mesmo exercendo o mesmo trabalho. 

As crianças foram indagadas se elas acham isso justo, prontamente todas responderam que não, e que devemos lutar sempre pela igualdade em nossa sociedade.

Por Karina Peres

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s