Qual é a cor da pele?

Oficina mostra todas as cores possíveis

Existe lápis cor de pele? Esse foi o questionamento feito para as crianças da Escola Municipal de Paracatu, no encontro de  10 de junho, realizado às 10h40, pelo projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias

A famosa frase “lápis cor de pele” é muito comum, é usada para classificar o material que na verdade tem a cor bege. Isso leva muitas crianças e até mesmo adultos a não se identificarem com a cor de suas peles.

Pensando nisso, as bolsistas Karina Peres e Lavínia Torres decidiram trabalhar a aceitação dos pequenos e das pequenas. Sempre de forma lúdica, elas apresentaram um vídeo chamado “O menino de toda cor” disponível no canal do Youtube Varal de história.

Ele conta a jornada de um menino branco que não consegue se identificar com o resto de seu grupo. Ele então decide viajar pelo mundo e descobre que existem meninos de várias outras cores: amarelos como o sol; vermelhos como as cerejeiras; e pretos como a noite.  

As crianças se encantaram pelo vídeo, e no final as bolsistas fizeram vários questionamentos: existe só uma cor de pele? Quantas cores de pele diferentes vocês conhecem? Aqui na sala tem quantos tons de pele? Existe lápis cor de pele?

As perguntas levaram as crianças a se observarem e a olhar seus próprios colegas, percebendo que cada um ali tinha um tom de pele. Foi então que a segunda parte da oficina começou. A empresa Pintkor lançou uma coleção de giz de cera com mais de 20 cores de pele, que abrange todos os tons, e não somente a pele branca.

Karina e Lavínia levaram um desenho inspirado na história e incentivaram as crianças a colorir as imagens de acordo com o giz de cera que se assemelhasse ao seu tom de pele. Elas se divertiram muito, e acabaram fazendo dos desenhos autoretratos. 

A oficina levou as crianças a se identificarem com a cor de sua pele, seja ela negra, branca ou de qualquer tom, construindo a aceitação e o empoderamento das crianças.

Karina Peres

Oficina com gizes de cera mostra todas as cores possíveis
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s