A princesa guerreira de nome Dandara

A estudante Karina Peres conta às crianças a história de Dandara escrita pela poeta Jarrid Arraes.

“Quem aí conhece uma princesa negra?”. Essa foi a pergunta que iniciou mais uma oficina com a turma do primeiro período da educação infantil da Escola Municipal Paracatu de Baixo. O projeto de extensão “Novos Sujeitos de Futuras Histórias”, que tem como objetivo a construção de novas concepções de gênero com as crianças, realizou atividade ministrada pelas bolsistas Karina Peres e Lavínia Torres juntamente com as crianças para contar a história de Dandara, princesa guerreira. Dandara esteve ao lado de Zumbi dos Palmares lutando pela liberdade de seu povo durante a escravidão no Brasil, e preferiu sacrificar a própria vida a voltar a ser escravizada.

Meninos e meninas produzem, cada um/a, a sua princesa guerreira.

Ao serem perguntadas sobre as princesas negras que conheciam, citaram Tiana do filme A princesa e o sapo. Quando perguntados sobre princesas negras brasileiras, não souberam responder. A história de Dandara então foi contada aos pequenos, que se dispuseram em roda para ouvir Karina ler o cordel da poeta cearense Jarrid Arraes que falava sobre a grande princesa guerreira e seus feitos, no livro Heroínas negras brasileiras.

A Dandara de cada um/a.

Após a pequena história, as bolsistas pediram aos meninos e meninas que fizessem um desenho de como eles imaginavam Dandara. Para isso, um vídeo com ilustrações da guerreira foi apresentado. As crianças ficaram impressionadas ao verem que Dandara era negra, o que gerou euforia dentre os pequenos. Após o vídeo, eles se encheram de perguntas sobre a casa de Dandara e suas aventuras juntamente com Zumbi, e realizaram então a atividade de desenho proposta no dia, em que desenharam, coloriram e enfeitaram a princesa guerreira de nome Dandara, “a mais bela de todas”.

Texto: Lavínia Dias Torres

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s