Oficina de prática jornalística ensina alunos de Paracatu de Baixo a hierarquia das notícias

Adolescente fotografa mural na Escola Municipal de Paracatu de Baixo.

Na manhã do dia 12/6 o projeto Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana abordou com os estudantes da Escola Municipal de Paracatu de Baixo a hierarquização das notícias, através do modelo conhecido no jornalismo como pirâmide invertida. A oficina contou com a participação de sete estudantes do 6º ao 9º ano e, por meio das atividades, as extensionistas explicaram um pouco sobre o “lide”, termo muito conhecido na produção de notícias jornalísticas.

“O que? Quem? Onde? Quando? Como? E por quê?” correspondem às principais perguntas que geralmente são respondidas no começo de uma matéria. Com o intuito de facilitar a leitura, o lide é produzido por meio de uma hierarquização, concentrando os aspectos mais importantes do tema nos primeiros parágrafos e detalhando o restante a seguir. Dessa forma, o leitor já tem um conhecimento básico do que será abordado e pode decidir, depois de algumas linhas, se continuará a leitura, sem perder o conteúdo.

Em contato com alguns jornais, os e as estudantes tiveram que identificar onde estavam essas perguntas básicas do lide dentro da matéria e, em seguida, receberam um lide novo, só que desta vez, desordenado. Em duplas, tiveram que reorganizar as informações através do processo de hierarquização.

O lide coletivo produzido sobre a Gincana da Matemática.

Por fim, as extensionistas pediram que os alunos e as alunas escolhessem uma notícia da escola. Eles mencionaram que durante a semana, em comemoração ao Dia da matemática, estava acontecendo uma Gincana da Matemática com os alunos e as alunas do 6º ao 9º ano. Eles tiraram fotos dos murais e do local  em que aconteceria a gincana a turma inteira produziu um lide para falar sobre o evento.

Texto: Júlia Militão

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s