Adolescentes aprendem a produzir perfis jornalísticos

Foto tirada pelos adolescentes de Paracatu de Baixo durante produção de perfis textuais, imagéticos e sonoros.

Na quarta-feira 5/6, o projeto Identidades, afetos, cotidiano e memória em Mariana realizou uma oficina sobre perfis jornalísticos. A atividade aconteceu na Escola Municipal de Paracatu de Baixo e contou com seis alunos e alunas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Com o intuito de ensinar um pouco da prática textual jornalística para os estudantes, as bolsistas Júlia Militão e Victória Silva discutiram com a turma o tema proposto: o que é um perfil e como escrevê-lo? Logo depois, a turma produziu um “mini perfil” sobre uma pessoa que admiravam. A maioria escolheu falar de alguém da família.

Para a segunda dinâmica, a turma assistiu ao vídeo Draw my life, do canal Kim RosaCuca. A partir dele, os estudantes deveriam produzir um autoperfil narrado, com as principais características de cada um. Foi também uma oportunidade de aprenderem a manusear o gravador. Para a preparação dessa atividade, eles puderam desenhar e escrever.

A turma foi dividida em duas equipes e, enquanto uma parte ficou na sala para gravar seus perfis, a outra equipe foi para o pátio tirar fotos que representassem o que gostariam de falar sobre si mesmos.

Ao final das atividades, as extensionistas pediram que os estudantes realizassem uma atividade em casa durante a semana, para ser apresentada e discutida no encontro seguinte.

Texto: Júlia Militão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s