Crianças aprendem a enquadrar o mundo

Com um quadro azul em mãos, as crianças entendem o processo de seleção da fotografia.

Na última quarta feira, dia 29 de maio, crianças do 6o ao 9o ano da escola Municipal de Paracatu de Baixo receberam bolsistas do programa Sujeitos de suas próprias histórias, que promoveram uma oficina inicial de fotografia. A ação uniu os projetos Identidades, afetos, cotidiano e memórias em Mariana e Memórias do Trauma.

A atividade se iniciou com uma rápida dinâmica para a apresentação das crianças e adolescentes às estudantes do curso de Jornalismo da UFOP. Já a oficina, que tinha como objetivo possibilitar às crianças uma forma imagética de contar suas próprias histórias, começou com uma pequena aula prática. Em seguida, todas as crianças puderam fotografar pela escola.

Os alunos e as alunas aprenderam sobre noções básicas de luz, planos e enquadramento e se aventuraram com a câmera e com um quadro de papel para escolherem o que gostariam de enquadrar. A atividade foi feita em grupo e gerou muita empolgação e ainda mais curiosidade nas crianças.

A oficina foi a primeira de uma série que ainda acontecerão no semestre. No final da aula, as crianças puderam dizer o que querem para os próximos encontros e ainda se tiveram ou não dificuldade para fotografar. A próxima ação do programa tem previsão para o dia 5 de junho.

Texto: Victória Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s