Novos Sujeitos discute combate ao bullying e respeito

Foto: Jaciara Lima
Bolsistas do programa de extensão conversam com as crianças sobre bullying.

O projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias retomou suas atividades junto às crianças e adolescentes. A primeira oficina aconteceu nesta segunda (27), na Escola Municipal Paracatu de Baixo, e contou com a participação de 27 crianças, do infantil ao 5o ano.

A oficina entrou para a programação da Semana do brincar que ocorreu ao longo da semana na escola, com o bullying como tema principal. Para a dinâmica, a bolsista do projeto, Karina Peres, com o apoio de outras duas estudantes de Jornalismo, Jaciara Lima e Luana Maciel, levou para a escola duas animações: Bullying não! Ser diferente é legal, do canal da Charlotte, e Lou, um curta-metragem da Pixar.

Cena de “Lou”, curta da Pixar exibido na escola.

Os dois desenhos refletem sobre as consequências que as ofensas causam tanto no agressor como na vítima. As crianças se mostraram muito interessadas durante as duas exibições. E, depois dos filmes, houve perguntas sobre os desenhos e as relações deles com o bullying.

As crianças foram super participativas e contaram sobre o que achavam que era o bullying, se já tinham sofrido ou praticado, como acreditavam que os personagens das animações se sentiram ao serem vítimas das agressões.

IMPORTÂNCIA. Discutir o bullying é fundamental para construir novos sujeitos: uma geração que tenha respeito à diferença, seja ela qual for: de gênero, de corpo, de raça, de classe, de idade.

 

Texto: Karina Peres

Foto: Jaciara Lima

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s