Observatório da Cidade visita o Bairro São José, conhecido como Chácara

Este slideshow necessita de JavaScript.

Em maio, o projeto Observatório da Cidade partiu em direção ao bairro conhecido pelos moradores como Chácara. Entretanto, nos mapas da cidade o lugar é conhecido como Bairro São José. Chácara foi um nome carinhoso, dado por quem vive no bairro.

Localizada na Rua Dom João V, o bairro possui uma associação dos moradores do bairro que leva o nome de Associação de Moradores e Amigos do Bairro São José “José Silame Gomes”. A associação fica ao lado do Complexo Desportivo e Cultural “Toca do Zé Pereira”, Galpão “Eteovino Gomes da Silva”, construído em 1991 e revitalizado em dezembro de 2010.

O complexo esportivo encontra-se em bom estado no interior da quadra coberta e da quadra de areia, porém apresenta maus cuidados quanto ao acesso ao complexo. De quatro entradas, a primeira, que serviria para entrada de um estacionamento do complexo, está obstruída pelo matagal que tomou conta; na segunda não há possibilidade de acesso devido à inexistência de escada e, mais uma vez, cercada de mato.

O terceiro portão de entrada fica trancado, e é único que fornece acessibilidade para portadores de deficiência física. Por último, a única entrada de acesso aberta está localizada na lateral do complexo, fazendo com que seja uma acesso com menos visibilidade, também com condições precárias de preservação. Dentro das dependências do complexo, muito mato, falta iluminação e ausência de lixeiras. Bebedouros e tanques com vazamento de água. Assentos e mesas quebrados, impossibilitando permanência segura das crianças fora das quadras.

Com um espaço amplo disponível para diversas atividades esportivas e recreativas, a associação do bairro, juntamente com a prefeitura poderia aproveitar o espaço e realizar atividades com os moradores do bairro. O complexo aparenta estar abandonado, apesar de um vigia dizer que algumas crianças aparecem ao local vez ou outra em horários determinados para brincarem de bola.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Praça

Além do complexo Esportivo, a Chácara possui a Praça São Vicente, localizada também na rua Dom João V, em frente à capela de São Vicente de Paulo. Em estado de conservação regular, a praça possui poucos bancos e algumas lixeiras. Moradores relatam que o bairro é tranquilo.

Fanny Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s