Menina bonita do laço de fita: valorizando a diversidade

No encontro do dia 19 de setembro de 2018, as crianças que participam do projeto Novos Sujeitos de Futuras Histórias tiveram uma manhã lúdica e de aprendizado. Nesse dia foi exibida a animação do livro Menina bonita do laço de fita, da autora Ana Maria Machado. A história é sobre um coelhinho branco que era fascinado pela sua vizinha e queria ter uma filha linda e pretinha como ela. No final o coelho descobre que tudo é uma questão de genética. 

O objetivo foi mostrar a diversidade das raças, trabalhar o preconceito que é natural na infância, o respeito e o valor das características de cada um, além de aumentar a autoestima de meninos e meninas.

As bolsistas discutiram com as crianças sobre a história, elencando algumas frases para instigar o debate. Os alunos gostaram da trama, tanto que ficaram bastante empolgados e participativos e fizeram colocações interessantes sobre o assunto, como as diferenças dos tons de pele entre seus familiares, dos cabelos e das características físicas.

Após o debate as crianças coloriram um coelhinho e enfeitaram um desenho da menina bonita do laço de fita. E, para ficar mais lúdico, a boneca ganhou cabelos de lã e um de laço de fita vermelha.

Georgyanne Sena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s