Pesquisa mostra insatisfação com serviços de água e luz

O Observatório da Cidade realizou entre setembro e novembro de 2017 pesquisa de opinião eletrônica sobre os serviços de água e luz em Mariana.

O resultado deixa clara a insatisfação da população com os serviços prestados. Questionada sobre os principais problemas enfrentados, a maioria dos marianenses (69%) citou a questão da água. Em seguida iluminação pública foi o mais citado (13%). Problema de água e luz ficam à frente de questões como segurança, por exemplo.

A pesquisa mostra também que a população marianense não se omite quando ocorrem problemas, já que 78% responderam que informam algum órgão oficial sobre os problemas. O que assusta é a proporção dos encaminhamentos dados pelos órgãos: 84% afirmaram que não foram informados sobre como resolver os problemas. Falta de prazo e ausência completa de encaminhamento da questão também foram citados.

Quando o assunto são as principais dificuldades na busca por soluções, as mais frequentes são que os servidores/funcionários não apresentam solução e que não oferecem prazo de resposta.

Na avaliação da qualidade dos serviços os índices são preocupantes: 70% da população avaliam os serviços de água em Mariana como péssimos. Ninguém avaliou o serviço como ótimo ou muito bom.

Quando o assunto é luz o cenário melhora: 2% dos classificaram os serviços como ótimos, 12% como muito bons, 35% como bons, 37% como regulares e 14% como péssimos.

Já na avaliação do atendimento dos órgãos oficiais, números ruins novamente. Para 61% das pessoas, o atendimento é regular; para 31%, péssimo.

O projeto de extensão Observatório da Cidade integra o programa de extensão Sujeitos de suas histórias, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto.

A pesquisa pode ser encontrada em: https://goo.gl/gqhXxS

Por Maic Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s