O futuro é esperança

Na manhã de quarta-feira, 18 de outubro, os alunos da Escola Municipal Bento Rodrigues participantes do projeto Memórias do Trauma visitaram o distrito de Lavoura. O local foi definido pela comunidade para o reassentamento do subdistrito destruído no rompimento da Barragem de Fundão e fica no meio do caminho entre Mariana e a Bento Rodrigues devastada pela lama.

O terreno faz parte dos sonhos futuros dos antigos moradores, que almejam o dia em que aquele ambiente selvagem, com vegetação alta e com rastros de festividades vá se transformar no novo Bento Rodrigues. Como parte das atividades propostas no dia, os alunos gravaram cenas que irão compor o documentário “Do passado ao presente. Futuro?”. A prévia do documentário será exibida no dia 05 de novembro, data que marca os 2 anos do rompimento da barragem de Fundão.                

Orientados pelos bolsistas do projeto, os alunos foram divididos em três grupos e entre eles realizaram o revezamento entre as funções de câmera, entrevistador e personagem. Eles gravaram passagens falando sobre como imaginam o futuro no novo Bento. Todas as filmagens foram feitas pelos alunos.           

Logo após as filmagens no terreno, todos se encaminharam para o centro de Mariana. Os três grupos se dividiram e seguiram para locais distintos, dando assim continuidade às filmagens referentes ao presente. O grupo do bolsista Felipe Cunha seguiu para o Jardim de Mariana, enquanto o grupo da bolsista Fanny foi para a MG e da bolsista Larissa Venâncio se deslocou para o ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – UFOP).

Houve a percepção de que esses alunos ainda possuem dificuldade em verbalizar as memórias do passado e que o presente é um lugar incômodo. O futuro é esperança.

Foto: Larissa Venâncio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s