Brincar para discutir desigualdade de gênero

Na Escola Municipal de Bento Rodrigues, no dia 29 de agosto a manhã foi de muita brincadeira e diversão com as crianças do primeiro e segundo período da Educação Infantil. O tema do encontro foi a desigualdade enfrentada pelas mulheres na sociedade.

Para trabalhar o assunto a partir de uma perspectiva lúdica, as brincadeiras desenvolvidas foram a corrida do “ovo” na colher e a bola quente. A proposta das atividade era mudar algumas regras com o intuito de facilitar que os meninos cumprissem a tarefa com êxito, demonstrando as desigualdades e hierarquias de gênero que recaem sobre as mulheres na sociedade.

A brincadeira da bola quente teve o objetivo de levantar questionamentos sobre as diferenças e semelhanças entre homens e mulheres, profissões, vestimentas, entre outras. Já na disputa de pênaltis, as meninas tiveram vantagem sobre os meninos, numa proposta de inversão e transformação das hierarquias.

Além de brincar, as crianças tiveram a oportunidade debater suas ideias e compartilhar suas insatisfações. Apesar de pequenos, fica claro como os regimes dominantes de gênero já transparecem no pensamento dessas crianças.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s