O início da criação de um documentário

Estudantes da Ufop e de Bento Rodrigues se encontram para discutir documentário

Começou no dia 30 de agosto de 2017, no primeiro encontro com os alunos da escola Municipal Bento Rodrigues, a primeira etapa para a construção do documentário que recolherá algumas das memórias dos moradores da comunidade. O subdistrito foi devastado há dois anos pelo colapso da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco.

Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto Fanny Souza, Felipe Cunha e Larissa Venâncio conduziram a atividades. O encontro teve como base uma conversa inicial para apresentação do Projeto Memórias do Trauma, que integra o Programa de Extensão Sujeitos de Suas Histórias e visa resgatar as memórias dos atingidos pela barragem.

A apresentação do projeto foi seguido da proposta dada pela diretora da escola de Bento Rodrigues, Eliene Geralda dos Santos Almeida, para a construção de um documentário para apresentação dos alunos nas disciplinas da escola. O tema do documentário é “Do passado ao presente! Futuro?”. A partir disso, os estudantes  conversaram com os alunos para que  eles tivessem a liberdade e ficassem à vontade para falar sobre suas memórias, a atual situação em que vivem e quais são suas expectativas para o futuro. Através da conversa criou-se um briefing para o documentário.

O documentário será feito inteiramente pelos alunos da escola que estão participando do projeto, num total de dez alunos, sendo cinco do 8º ano, dois do 7º ano, dois do 6º ano e um do 9º ano, e contará com o auxílio dos bolsistas do Programa de extensão. A prévia do produto será exibido na no Centro de Convenções no dia 5 de novembro, data que se completa dois anos do acidente.

Por Fanny Souza

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s