Em oficina, palavras definem sentimentos de estudantes de Bento Rodrigues

Estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto realizaram na quarta-feira, 30/8, a primeira oficina do projeto de extensão Identidades, afetos, cotidiano e memórias em Mariana, do programa de extensão Sujeitos de Suas Histórias. O exercício de “primeiridade” foi realizado com as turmas do 6º e 8º ano da Escola  Municipal Bento Rodrigues, na cidade de Mariana. O projeto que foi iniciado em agosto e se encerrará em dezembro. Até lá, as oficinas ocorrerão semanalmente.

O objetivo principal do projeto é construir narrativas baseadas no afeto e nas memórias de ex moradores da comunidade de Bento Rodrigues, atingidos pela tragédia da Samarco/Vale/BHP Billiton. São eles os protagonistas absolutos, que além de ganharem voz e visibilidade, são instruídos para que façam suas próprias produções jornalísticas.

A primeira oficina do grupo foi a partir de matérias jornalísticas com temas sobre Bento Rodrigues que circularam em veículos midiáticos. A atividade foi realizada na escola que recebeu o nome da comunidade, onde estuda a maior parte das crianças atingidas. Duas reportagens foram exibidas aos alunos participantes, do 6º e 8º ano, que deveriam passar para o papel o principal sentimento que vinha a eles ao assistirem a cada uma.

O primeiro vídeo foi sobre o rompimento da barragem e o segundo sobre a pimenta biquinho, cultivada na comunidade até então. As principais palavras que surgiram foram “tristeza” e “saudade”; escritas em pedaços de cartolinas coloridas, foram coladas umas nas outras e expostas, uma parte na biblioteca e outra em uma sala de aula da escola. O trabalho terá continuação na segunda oficina, a qual terá o seu desenvolvimento baseado nos sentimentos transcritos pelos alunos nesta primeira atividade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s